sábado, 28 de fevereiro de 2009

Choque elétrico

Choque elétrico

Hoje, com o domínio da ciência da eletricidade, o ser humano usufrui de todos os seus benefícios. Construídas as primeiras redes de energia elétrica, tivemos vários benefícios, mas apareceram também vários problemas de ordem operacionais, sendo o mas grave o choque elétrico.

O choque elétrico decorre da corrente elétrica que se caracteriza pelo fluxo de elétrons que circula quando existe um caminho, denominado circuito elétrico, estabelecido entre dois pontos com potenciais elétricos diferentes, como por exemplo, um condutor energizado e a terra. Se você encostar em ambos simultaneamente formará o circuito elétrico e permitira que a corrente circule por intermédio de seu corpo.

Atualmente os condutores energizados perfazem milhões de quilômetros, por tanto, aleatoriamente o defeito (ruptura ou fissura da isolação) aparecerá em algum lugar, produzido um potencial de risco ao choque elétrico. Como a população atual da terra é enorme, sempre haverá alguém perto do defeito e o acidente será inevitável.

Portanto, a compreensão do mecanismo do efeito da corrente elétrica no corpo humano é fundamental para a efetiva prevenção e combate aos riscos provenientes do choque elétrico. Em termos de riscos fatais, o choque elétrico, de um modo geral, pode ser analisado sob dois aspectos:

Correntes de choques de baixa intensidade, provenientes de acidentes com baixas tensões, sendo o efeito, mas grave a considerar as paradas cardíacas e respiratórias.

Correntes de choques de alta intensidade, provenientes de acidentes com alta tensão, sendo o efeito térmico o, mas grave, isto é, queimaduras externas e internas no corpo humano.

Conclusão:

O choque elétrico é a perturbação de natureza e efeitos diversos que se manifestam no organismo humano quando este é percorrido por uma corrente elétrica. Os efeitos de choque elétrico variam e depende de :

• Percurso da corrente elétrica pelo corpo humano;
• Intensidade da corrente elétrica;
• Tempo de duração;
• Área de contato;
• Freqüência de corrente elétrica;
• Tensão elétrica;
• Condições da pele do individuo;
• Constituição física do individuo;
• Estado de saúde di individuo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário