sexta-feira, 17 de abril de 2009

Prevenção contra incêndio

Principais causas de incêndio


"O incêndio ocorre onde a prevenção falha."

A prevenção contra incêndio não requer o emprego de técnicas e materiais especiais.
O simples cuidado e atenção com os materiais que usam no dia-a-dia constituem o básico para esta prevenção.

O mau uso da eletricidade e o destino das pontas de cigarro acesas são apontados como os principais indicadores de incêndio.

A sobre carga na rede elétrica, através da instalação de vários equipamentos numa mesma tomada, é causada de expressivo número de incêndios.

Muita atenção deve-se ter como uso do conhecido “T", aquela peça que permite a ligação de até três aparelhos numa mesma saída elétrica. A rede geral pode não suporta.

O ferro elétrico é um grande gerador de incêndios, porque as pessoas se esquecem de desligá-lo ou porque seu "rabicho" está em péssimas condições, com fiação exposta, revestimento rompido, aquecendo e gerando faíscas.

Os fusíveis e os disjuntores funcionam como proteção aos circuitos elétricos. Desarmam e cortam a corrente em caso de sobrecarga. Devem ser bem dimensionados e nunca devem ser travados, para evita que desarmem, nem substituídos por arames ou fios.

As máquinas, condicionadores de ar e outros equipamentos elétricos podem iniciar incêndios se as precauções básicas não forem tomadas. Ao se encerrar o expediente ou o trabalho, deve-se desligar e certificar-se de que ficaram completamente desligados.

Um simples cigarro tem provocado grandes tragédias: ou porque é atirado, ou então esquecido aceso no cinzeiro. O fumante deve se habituar a apagá-lo totalmente e não fumar ao deitar-se.

O acúmulo de lixo nas lixeiras deve ser evitado, o mesmo acontecendo com materiais impregnados de substancia inflamáveis como óleo, graxas, solventes, etc. Vale lembrar que tecidos impregnados de óleo podem ser inflamar espontaneamente.

Cuidados especiais precisam ser tomados na utilização de líquidos combustíveis, bem como no seu condicionamento. Em todos os casos, devem ser evitadas suas utilizações estocagem próxima a superfície aquecida ou fontes de calor. Trabalhos com equipamentos que produzem centelhas ou chama aberta devem ser realizados bem afastados dos líquidos combustíveis.

As fogueiras representam ameaças de incêndios. Durante sua queima, produzem fagulhas que podem se lançadas pelo vento e iniciar incêndios. É necessário ter muita cautela quanto á sua localização.

As crianças têm fascínio pelo fogo. Não se deve permitir que elas brinquem com fósforos, bem muitos cuidados, pois podem provocar incêndios, explosões e intoxicações.



Nenhum comentário:

Postar um comentário